Jingle genérico em ritmo de pisadinha foi o grande sucesso musical da campanha. Podcast conta história: piauiense criou letra e se juntou a paraibano em álbum com modelos de faixas.
Antes de as urnas serem
apuradas no primeiro turno já dá para apontar o vencedor musical das eleições
municipais de 2020: "O homem disparou", jingle genérico em ritmo de
forró pisadinha, se espalhou pelo Brasil e tocou sem parar, até em campanhas
concorrentes.
O hit foi além das caixas de som de comícios. No YouTube,
só os principais vídeos com a música - que nem falam de um candidato em
específico - somam mais de 6 milhões de visualizações. A faixa também entrou no
top 20 de canções virais do Spotify.
A música tem versos como "ele é querido, atencioso,
trouxe a liberdade paro o nosso povo", que podem servir para qualquer
candidato.
"O homem disparou"
tem melodia de um músico mineiro, feita para uma banda brasiliense, reciclada
por um cantor piauiense e encomendada por um agente cearense. O estouro foi no
projeto de um empresário paraibano: criar um álbum só com esses jingles
genéricos.
Karkará (esquerda) e César Araújo (direita) no clipe de 'O homem disparou', gravado no Piauí — Foto: Divulgação |
O jingle que roda o Brasil também tem uma história que cruzou o país. Conheça a jornada de 'O homem disparou' em seis passos:
1-Em 2013, a banda
brasiliense Forró Perfeito lançou "Menina pavorô", escrita pelo
mineiro João Silveira, que é cantor, compositor e empresário do grupo. Ela
tocou muito no Nordeste na época, mas não chegou a ser hit nacional.
2-No início de 2020, o
empresário cearense Francisco Neto, que mora em São Paulo, foi procurado por um
pré-candidato a prefeito no interior do Piauí, em busca de um jingle. Como
ainda não era período eleitoral, ele não podia citar o nome do candidato.
3-O jingle genérico "O
homem disparou" foi composto a pedido de Francisco pelo piauiense César
Araújo, com letra nova sobre um político qualquer, usando a melodia de
"Menina pavorô".
4-A faixa se espalhou pela
internet e despertou o interesse do empresário paraibano Patrício da Costa, que
mora em Recife e agencia o cantor cearense Karkará, do grupo Vilões do Forró.
5-Patrício e Karkará estavam
montando um álbum só com esses jingles genéricos, que pudessem ser usados por
vários candidatos. Eles chamaram César para participar e cantar sua faixa.
6-Regravada por César Araújo,
Karkará e os Vilões do Forró, com direito a videoclipe, a faixa estourou de
vez, usada até por campanhas que concorrem entre si.
Por Rodrigo Ortega, G1/ Vídeo: Youtube