Nesta quinta-feira (23), o Boletim Informativo traz uma notícia muito esperada por todos – a taxa de ocupação da UPA Covid está zerada. Com um ano e cinco meses de inaugurada, a unidade hospitalar foi criada exclusivamente para salvar os infectados pelo vírus e tornou-se uma referência no tratamento.
De 29 de abril de 2021 até
este 23 de setembro foram recuperadas 455 pessoas, que receberam todo o atendimento,
com uma infraestrutura completa e o carinho e dedicação integral de uma equipe
composta dos mais diversos profissionais. O local conta com 18 leitos, sendo
quaro de UTI, 10 de semi UTI e 4 de triagem, com uma equipe que soma 135
servidores, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, maqueiros, técnicos,
apoio, entre outros.
O município ainda celebra a marca de 27 dias sem óbito pelo vírus, além do número de casos reduzirem bastante no último mês. Os números positivos somam diversos fatores, como ressalta o secretário de Saúde , Adonel Júnior. “Hoje estamos zerando a ocupação da UPA Covid e desejo que essa taxa de ocupação permaneça assim por um bom tempo. Passamos por muitos momentos, foram fases muito difíceis, mas hoje colhemos o fruto dessa dedicação. Sabemos que os índices estão baixando em todo o mundo, e isso se deve também ao avanço da vacinação, que no nosso município também tem sido um destaque, porque já conseguimos vacinar com primeira dose, mais de 92% da nossa população adulta e isso só se consegue com compromisso”, diz.
Ele reforça que apesar dos números positivos, a pandemia não acabou, então é necessário que as pessoas mantenham os cuidados. “Sim, estamos comemorando essa queda dos índices, mas não podemos esquecer que a pandemia não acabou. A população precisa compreender e continuar os cuidados, porque só assim manteremos a redução da infecção. Temos uma variante Delta que já circula na Bahia, então temos que ficar em alerta”, enfatiza Adonel.
Durante este um ano e cinco meses, a UPA Covid atendeu cerca de 19 mil pessoas, entre triagem e internamento.
PA4/ Com Informaçoes PMPA