Foto: arquivo |
Após trocas de informações
entre a delegacia de Poço Verde com as equipes da delegacias de Ribeira do
Pombal, Fátima, SOINT 5°BPM de Euclides da Cunha, na Bahia, uma equipe da CIPE
Nordeste, com informações oriundas da Divisão de Inteligência (Dipol),
localizou na cidade de Ribeira do Pombal (BA), Luiz Carlos Santana Brito, o
“Novinho”, líder da organização criminosa Família Colômbia. Ele era um dos três
detentos que fugiram do Presídio Regional de Paulo Afonso – BA, no último dia
27 de abril.
De acordo com o delegado de Poço Verde, Cláudio Feitoza, o foragido reagiu à abordagem policial, que tentava recapturá-lo, com disparos de arma de fogo. No revide, ele foi atingido não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito após ser socorrido ao hospital local.
Investigações iniciadas pela delegacia de Poço Verde apontaram para a existência de uma organização criminosa denominada “Família Colômbia” presente em municípios de SE e BA, com atuação em crimes como o tráfico de drogas e roubos, bem como a prática conhecida como “justiçamentos”, onde eles mesmos julgam e matam os desafetos. Luiz Carlos era o líder da organização e fugiu do presídio de Paulo Afonso (BA) no final de abril deste ano. Ele cumpria condenação de mais de 50 anos de pena.
No final do mês passado, a Polícia Civil deflagrou uma operação em Poço Verde para desarticular as ações criminosas da Família Colômbia. Um novo mandado de prisão contra Luiz Carlos chegou a ser cumprido dentro do presídio de Paulo Afonso. Após essa ação, ele conseguiu fugir do cárcere.
“A partir de então, as forças policiais sergipanas da delegacia de Poço Verde, Dipol, PMSE passaram a monitorar a situação a fim de recapturar e evitar que novos delitos fossem praticados por Novinho. Destaco, ainda, a importante participação da sociedade através do disk denúncia 181 no desfecho desse caso”, explicou o delegado.
PA4