Equipes da Equatorial estão em campo para recuperar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado de Alagoas desde o último final de semana. Uma força tarefa com o contingente máximo de funcionários foi desencadeada pela Distribuidora, com o propósito de fazer o levantamento por meio de inspeções nos municípios que tiveram a rede elétrica danificada em sua totalidade, para iniciar o processo de recomposição das estruturas e em seguida retomar o fornecimento de energia para os clientes impactados.
Gestores, técnicos,
engenheiros, eletricistas e controladores do Centro de Operações Integradas da
Equatorial Alagoas, estão diretamente empenhados em assegurar o
restabelecimento do fornecimento de energia o mais rápido possível.
Já foram iniciados os
trabalhos de instalação de novos postes e fiações nas cidades de Maceió, Rio
Largo, Satuba, Marechal Deodoro, Viçosa, Barra de São Miguel, Maragogi, São
José da Lage, Capela, Murici, União dos Palmares, Atalaia, Boca da Mata,
Santana do Mundaú, Santana do Ipanema e Palmeira dos índios. Até o momento 90%
dos clientes afetados desde o início das fortes chuvas tiveram o fornecimento
normalizado.
A maioria das ocorrências
foram relacionadas com condutores partidos em função de galhos e árvores
lançados na rede elétrica e quedas de postes devido à instabilidade do solo com
deslizamento de barreiras, alagamentos e transbordamento de rios e lagoas.
O executivo de manutenção da
Distribuidora, Elger Reis, explica que por motivos de segurança foi necessário
realizar o desligamento da energia principalmente nos locais que foram
registrados transbordamentos, até que as chuvas cessassem, e, por isso, a recomposição
do sistema se torna mais lenta.
“Foi
necessário aguardar que o nível da água reduzisse para que as equipes pudessem
avaliar o cenário e iniciarmos, de forma segura, tanto para a população como
para os nossos técnicos de campo, o serviço de reparo dos componentes ou a
troca de postes”, detalhou o executivo.
Segundo o superintendente
operacional da Distribuidora, Sérgio Valinho, a atuação intensificada será
mantida até que o nível de normalidade seja restabelecido. Além de escalar
todos os funcionários disponíveis, o horário de serviço também está ampliado
para regime de contingência.
"Nos deparamos com um cenário atípico de destruição. Em variados pontos do estado, nossas equipes estão trabalhando incansavelmente na substituição de postes e na reposição das fiações elétricas danificadas pelas chuvas e que acabaram comprometendo o fornecimento de energia dos nossos clientes", reforçou Valinho.
É possível comunicar ocorrências junto à Distribuidora pelo número 0800 082 0196 (chamada gratuita e originada a partir de celular), também é possível fazer o registro pelo site al.equatorialenergia.com.br e pela assistente virtual Clara, que atende pelo WhatsApp no número 82.2126-9200. Por esse canal, o cliente deve abrir o chamado por mensagem de texto, não sendo possível enviar imagens ou áudios. Basta seguir o diálogo com a Clara, para ter a solicitação concluída.
A Equatorial reitera a orientação de se manter a distância de situações que possam oferecer risco, como fiação rompida e poste quebrados. Em ocasiões como essas, a empresa orienta que não se aproxime, faça o isolamento da área, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 e acione imediatamente a Equatorial exclusivamente pelo 0800 082 0196.
Ascom Equatorial