Imagem/Internete |
Monarca estava em sua residência de férias, o Castelo de Balmoral, na Escócia. Ela passou 70 anos no trono, atravessou crises e guerras e virou ícone pop.
Mais longeva monarca britânica da história, que passou 70 anos no trono, atravessou crises e guerras e virou ícone pop, a Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real (veja mais no vídeo acima).
"A rainha morreu
pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei [Charles III] e a rainha consorte
[Camila] permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres
amanhã", informou a Casa Real britânica no Twitter.
Com a morte de Elizabeth,
seu filho mais velho, o agora rei Charles, assume o trono do Reino Unido e de
outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como
Austrália e Canadá. Segundo os ritos oficiais, ele tinha algumas opções na
escolha do nome que iria adotar, mas acabou seguindo o caminho tradicional e
manteve o título de rei Charles III.
Em seu primeiro comunicado oficial como rei, Charles III disse que "a morte da minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família".
Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Um de seus netos, o príncipe William também foi até o castelo de Balmoral. À tarde, veio a notícia do falecimento. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história
G1