Reprodução |
Ivanovite Moura é candidato a deputado estadual pelo PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro
Em vídeo que viralizou nas redes sociais neste fim de semana, o candidato a deputado estadual Ivanovite Moura Teixeira Filho, do PL, afirmou que “vai chegar batendo” em todos os seus devedores, já que de acordo com a lei eleitoral, não pode mais ser preso.
O candidato refere-se ao artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737, de 1965), que garante o direito ao voto tanto para os que votam, quanto para os que são votados. As exceções acontecem em poucos casos, como crimes inafiançáveis e flagrante delito. A chamada imunidade eleitoral de candidatos começa a valer 15 dias antes do dia da eleição - ou seja, desde o último sábado (17).
Em um local que aparenta ser um restaurante, Ivanovite ironiza o fato de não poder ser mais preso. “Acabei de saber que a partir de hoje eu não posso ser mais preso. C*** véi, vocês que estão me devendo, tão f***, vou chegar batendo em vocês, e não vou ser preso porque sou candidato a deputado estadual”, afirma.
Em suas redes sociais nesta segunda-feira (19), o candidato comentou a repercussão de suas declarações, classificando seu ato como "brincadeira" e afirmando que “vergonha são os outros candidatos que aparecem de quatro em quatro anos fazendo dancinha do TikTok”.