Instituições oferecem atendimento multidisciplinar e especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Neste dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebramos os avanços na inclusão e no apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Centro de Atendimento Clínico Professora Mireta Vieira Batalha e o Anexo TEA, parte integrante do Centro Especializado em Reabilitação, se destacam nesse cenário, somando mais de 18 mil atendimentos e demonstrando o compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade autista.
O Centro de Atendimento Clínico Professora Mireta Vieira Batalha foi criado com o objetivo específico de avaliar crianças da Rede Municipal de Ensino com hipótese diagnóstica de autismo, realizando o protocolo de avaliação para o TEA. A instituição conta com uma equipe multidisciplinar de 24 profissionais especializados e, em dois anos, já realizou 5.560 atendimentos, proporcionando um trabalho humanizado e garantindo direitos e melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
O Anexo TEA é parte integrante do Centro Especializado em Reabilitação e concentra-se no atendimento de saúde para pessoas com autismo. Nos primeiros três meses deste ano já foram realizados 13.407 atendimentos, o que evidencia a crescente demanda por serviços especializados e a importância do trabalho realizado pela instituição.
A educação inclusiva é um pilar essencial para o desenvolvimento de pessoas com TEA e outras deficiências como altas habilidades e superdotação. No município, diversas iniciativas garantem esse direito, como as 27 Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), os 189 Mediadores Escolares, o transporte especializado e a assistência social.
Neste Dia Mundial do Autismo, celebramos o trabalho do Centro de Atendimento Clínico Professora Mireta Vieira Batalha e do Anexo TEA, que se dedicam diariamente a oferecer um atendimento de qualidade, promover a inclusão e garantir o bem-estar das pessoas com TEA. O compromisso com a inovação, a capacitação e o acolhimento é fundamental para construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.
Assessoria